Acordes Maiores com 9ª Maior
Veja esse artigo em melhor design no Blog Acervo Ceará Cultural
A nona nota de uma escala é também a segunda. Então porquê chamar-lhe de Nona e não de segunda? Bem, é que a designação "Nona" refere-se a acordes de Sétima com mais um intervalo acrescentado, que vai dar à nona! Assim, é importante distinguir os acordes de Nona (7ª+9ª) de acordes do tipo add2 (adicionar a 2ª) ou sus2 (acordes suspensos de 2ª). Vamos olhar para a escala de Dó para vermos como se constroem os acordes de Nona:C | C#/Db | D | D#/Eb | E | F | F#/Gb | G | G#/Ab | A | A#/Bb | B | C | C#/Db | D | D#/Eb | E | F | F#/Gb | G | G#/Ab | A |
R(1) | m2 | 2 | m3/Eb | 3 | 4 | b4 | 5 | m6/Ab | 6 | m7/Bb | 7 | 8 | m9 | 9 | m10 | 10 | 11 | b12/Gb | 12 | m13 | 13 |
Repare que os acordes de sétima têm a última nota na 6ª, m7 ou 7. Se adicionarmos um intervalo maior ou menor vamos sempre acabar na 8ª (que não faz sentido), na m9 (que não pertençe à escala, por isso não é harmónica com a escala), na 9ª ou na m10 (que também não pertençe à escala). Daí que, apesar da estrutura dos acordes de nona serem baseados em acrescentar um intervalo maior ou menor, na prática, basta acrescentar a nona porque só esta faz sentido.
Portanto não se esqueça: Acordes de Nona são acordes de Sétima, adicionando a Nona!
Por enquanto, atente-se em aprender a fazer as notas abaixo, para que, de repente você encontra uma letra cifrada que contenha uma desses acordes, saber acompanhar.
Mi9 |
Fá9 |
Fá#9 |
Sol9 |
Sol#9 |
Lá9 |
Lá#9 |
Si9 |
Dó9 |
Dó#9 |
Ré9 |
Ré#9 |
Seus Auxiliares | |||||
Fá9 |
Sol9 |
Dó9 |
- | - | - |
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Comentário, Pedido, Sugestão...