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sábado, 11 de março de 2017

25 Dicas de Solução para os problemas do PC

Um guia com 25 soluções para os problemas mais enervantes do PC

Um dia é o sistema operacional que estampa a enigmática tela azul. Outro é a internet que fica lenta, ou então a impressora se recusa a realizar seu trabalho sem aviso prévio. De uma hora para outra, pode até acontecer de o Excel não saber mais calcular. O dia-a-dia de quem usa o computador é cheio dessas e de outras surpresas desagradáveis. Pior é que as falhas acontecem nos momentos mais inoportunos. E tem mais, quando você está louco para terminar aquele serviço ainda hoje, ou justamente no fim de semana, quando a ideia era resolver em meia hora aqueles últimos problemas do trabalho. Alguns travamentos são grandes mistérios. Outros têm solução. Veja algumas soluções abaixo.

1. Abaixo a tela azul

Seu micro trava, exibe aquela conhecida tela azul com mensagem de erro e precisa ser reiniciado com frequência? Esse problema pode ter várias causas. Uma das mais comuns é o conflito entre DLLs, que são arquivos/funções que podem ser usados por múltiplos softwares. Muitos aplicativos instalam suas próprias DLLs, mesmo quando elas já estão disponíveis no sistema. Em alguns casos, a versão instalada pode ser uma mais antiga que aquela existente ou pode estar num idioma diferente, o que abre a possibilidade de conflitos. 
Para resolver isso, vamos identificar qual programa está causando o problema, usando o comando de teclas Ctrl+Alt+Del. Se você identificou o programa, vamos localizar as DLLs duplicadas e desativar as mais antigas. Feche os aplicativos abertos e tecle F3, ou clique em Iniciar/Localizar/Arquivos e pastas. No campo Nome, indique que arquivo deseja procurar. Se não, deixe em branco o campo Contendo o Texto e, no campo Examinar, escreva Meu computador. Certifique-se de que a opção Incluir subpastas está assinalada. Você poderá também localizar todas as DLLs digitando *.dll no campo Nome. Mas, se fizer isso, vai obter uma lista com milhares de nomes. É melhor procurar apenas as DLLs conhecidas por provocar problemas. Elas têm seus nomes iniciados em bw, co, ctr, mfc, msv e ole. No campo Nome, digite, por exemplo, ole*.dll para buscar as DLLs com nomes iniciando em ole.
Clique em cada arquivo duplicado com o botão direito e escolha Propriedades. Selecione a aba Versão e anote a versão da DLL. O arquivo de número de versão mais alto deve estar na pasta Windows\System. Mude o nome do mais antigo para algo como arquivo.dll.velho e coloque o mais novo nessa pasta, se ele já não estiver lá. Reinicie o micro. Quando um aplicativo procurar por essa DLL na pasta onde estava, não vai encontrá-la. Ele vai, então, usar o arquivo que está na pasta Windows\System e na Windows\System32. Como a DLL velha não foi apagada, é possível reverter o processo se algo der errado. Se estiver tudo certo, repita o procedimento para as outras DLLs duplicadas. Um utilitário que facilita bastante esse trabalho é o DLL Checker, disponível no site www.vb2java.com. No teste do INFOLAB, esse programa funcionou muito bem, na época do Windows 98, mas já deve ter uma versão atual para a versão do seu Windows atual.

2. Desordem no Registro

O micro fica instável quando se usam recursos de compartilhamento de dados entre aplicativos, ou quando um programa é ativado automaticamente por um outro. Falhas assim, no compartilhamento de objetos, podem, às vezes, ser provocadas pela existência de dados incorretos no Registro do Windows. Reinicie o sistema e, antes de abrir qualquer programa, faça uma limpeza no Registro com o RegClean. Esse programa pode ser obtido no site da Microsoft ( www.microsoft.com/downloads/release.asp?ReleaselD=18924). Quando ativado, o RegClean examina o Registro e elimina entradas inválidas. Ele também cria um arquivo que permite desfazer a operação se isso for necessário. A Microsoft não recomenda o uso do RegClean no Windows Me nem no Windows 2000 Professional. Neles, a limpeza do Registro é feita automaticamente cada vez que o micro é ligado. Logo, basta reiniciar o sistema.

3. Instalação desastrosa

Se o micro começa a funcionar mal depois da instalação de um novo programa, a providência número 1 é desinstalar esse programa. É provável que o computador volte ao normal. É recomendável, antes de qualquer instalação, é bom criar um ponto de restauração do Sistema (clique em Iniciar/Programas/Acessórios/Ferramentas de Sistema/ Restauração do Sistema). Se houver problemas depois, desinstale o novo programa e use esse utilitário para restaurar o sistema à situação anterior. Um método muito seguro de se proteger contra esse tipo de problema é manter uma imagem completa do disco para recuperação em caso de desastre. Para isso, são necessários um segundo disco rígido, um utilitário de partição de disco, como o PartitionMagic, e um de clonagem, como o DriveImage (ambos da PowerQuest). O segundo disco é dividido em duas partições. Numa delas, mantém-se uma cópia limpa do sistema operacional. Na outra partição é armazenada uma imagem completa do disco principal, gerada com o utilitário de clonagem. Em caso de desastre, deve-se dar a partida com a cópia limpa do sistema. Os utilitários de partição de disco geralmente trazem um gerenciador de boot para isso. Basta, então, recuperar o disco principal a partir da imagem armazenada e tudo volta a ser como antes.

4. Início automático, PC lento

Muitos softwares, como ICQ, RealPlayer e Babylon além de muitos outros, configuram-se para iniciar-se automaticamente quando o micro é ligado. Alguns deles aparecem na forma de um ícone na bandeja do sistema (o lugar onde fica o relógio do Windows). Isso é conveniente no caso de programas que precisam mesmo estar sempre ativos. Mas é bom não abusar. Um excesso de softwares carregados pode deixar o micro lento e aumenta as chances de falhas, já que cada programa ocupa um certo espaço na memória e consome algum tempo de processamento. Para desativar o carregamento automático de programas pouco usados, use o utilitário MSConfig. Clique em Iniciar/Executar. Digite msconfig e clique OK. Clique então na aba Iniciar e desmarque as opções que você não quer que sejam iniciadas automaticamente.

5. Desempenho fraco

Quando seu PC é ligado, ele funciona bem, mas depois de algumas horas de trabalho, você percebe que a máquina está lenta. Se muitos aplicativos são abertos ao mesmo tempo, o desempenho cai. Esses sintomas sugerem falta de memória. Quando não há memória física suficiente, o Windows apela para a memória virtual, ou seja, transfere os dados excedentes para um arquivo em disco. Como o acesso ao disco é muito mais lento que à memória real, o desempenho se deteriora. Se o micro tiver menos de 64 MB, a única solução é instalar mais memória nele. Já em micros com 64 MB ou mais é possíivel atenuar o problema com um limpador de memória como o MemTurbo.ou o Memory Improve Master Esses programas desfragmenta a memória, agilizando o acesso aos dados gravados nela. Depois, faz uma coleta de lixo para recuperar espaço que eventuais softwares malcomportados tenham deixado vazios. Em seguida, descarrega DLLs que não estão em uso. O programa ainda tenta liberar memória ocupada pelo sistema operacional ou por aplicativos. O resultado é que o micro passa a funcionar como se você tivesse acabado de ligá-lo. O primeiro dá uma cópia de demonstração válida por 30 dias pode ser obtida no site www.memturbo.com. O segundo é grátis.

6. Os ícones enlouqueceram!

O Explorer começa a mostrar ícones incorretos. Você reinicia o Windows, mas o problema continua. A causa dessa falha pode ser um aplicativo malcomportado que, ao ser instalado, corrompeu as propriedades dos atalhos. O melhor caminho para resolver esse problema é usar o TwalkUI, um utilitário com muitas funções interessantes para o usuário avançado. É importante ter a versão mais recente do programa, disponível no site da Microsoft. Feito o download, descompactar os arquivo. Clique com o botão direito sobre o arquivo tweakui.inf e escolha Instalar. Guarde o arquivo de documentação tweakui.hlp para consultar em caso de dúvida. Terminada a instalação, o TweakUI passa a aparecer como uma das opções do Painel de Controle do Windows. Ative o TweakUI e selecione a aba Repair. Escolha a opção Rebuild Icons no menu e clique no botão Repair now. O TweakUI vai eliminar ícones não usados e restaurar as propriedades dos demais.

7. Apaguei sem querer!

8. O game só quer a placa velha!

Você troca a velha placa de vídeo do seu micro por uma novinha. Quando vai rodar seu jogo predileto, ele insiste em procurar a placa velha e não funciona corretamente. A causa pode ser um driver de vídeo duplicado. Quando se acrescenta um componente plug and play ao PC, o Windows tenta instalar os programas controladores para ele. Mas o driver antigo nem sempre é removido completamente. Se houver dois drivers, o aplicativo pode se enganar na configuração. Esse problema pode acontecer também quando há troca de outros componentes, como o modem, a placa de som ou o mouse. A primeira coisa a fazer é verificar se há mesmo drivers duplicados. Para isso, reinicie o micro e, quando ele começar a carregar o sistema (geralmente a máquina emite um bip nesse instante), tecle F8 para exibir o menu de inicialização. Escolha a opção de inicializar no Modo de Segurança com suporte para CD-ROM. Quando a inicialização terminar, clique no ícone Meu Computador com o botão direito e escolha Propriedades. Selecione, então, a aba Gerenciador de Dispositivos. Verifique quais os controladores instalados para o dispositivo suspeito. Se, por exemplo, houver dois drivers no item Adaptadores de Vídeo, aí está o problema. Clique no controlador antigo e, em seguida, no botão Remover. No final, clique em OK e reinicie o micro. Se você não souber qual controlador eliminar, remova todos. O Windows vai reinstalar o programa correto quando for reiniciado. Em alguns casos, vai ser necessário ter à mão o CD-ROM com drivers fornecidos com a placa.

9. O micro não desliga

Um problema comum é o micro travar quando é dado o comando Iniciar/Desligar. O usuário é obrigado a desligar a máquina de forma irregular, pelo hardware. Essa falha pode ter causas variadas. Em micros com um grande número de drivers mapeados, o Windows fica confuso na hora de fechar as conexões e a falha acontece. Há um patch da Microsoft que corrige esse problema. Chama-se Atualização de Encerramento de Unidades Mapeadas e pode ser obtido por meio do Windows Update (windowsupdate.microsoft.com). Se o link não funcionar, procure no Google "windows update windows X (sua versão)".

10. Máquina Muito lenta

Seu micro está lento e não pára de acessar o disco rígido. Quando há vários programas abertos e você resolve iniciar mais um, tem de esperar longos e irritantes segundos pelo carregamento. Há várias coisas que podem ser feitas para melhorar essa situação: desfragmentar o disco, fazer um upgrade no hardware ou instalar um limpador de memória (citado no item 5), por exemplo. Um ajuste que pode trazer um pequeno ganho de desempenho é otimizar a memória virtual. Para começar, se você tem dois discos rígidos, coloque a memória virtual no disco mais veloz (normalmente o mais novo) e, de preferência, não naquele onde está instalado o sistema operacional. Clique com o botão direito no ícone Meu Computador e escolha Propriedades. Selecione a aba Desempenho e clique no botão Memória Virtual. Clique em Especificar minhas próprias configurações de memória virtual. Escolha, então, o disco em que deseja localizar a memória virtual e clique Ok. Você vai ter de reiniciar o computador para que a nova configuração tenha efeito. Um passo adicional é especificar um tamanho mínimo para a memória virtual. Na configuração-padrão, o Windows altera o tamanho do arquivo de troca conforme a necessidade. Isso poupa espaço no disco, mas pode provocar fragmentação no arquivo, o que aumenta o tempo de leitura. Se você tem espaço de sobra no disco, pode especificar um tamanho mínimo e, assim, evitar redimensionamentos constantes. Siga os passos descritos acima e, ao configurar a memória virtual, escreva o número mínimo de megabytes desejados. Para a maioria dos usuários, 256 MB é um bom número. Não é recomendável estabelecer um tamanho máximo. Se você fizer isso, o micro pode travar quando você estiver trabalhando com arquivos excepcionalmente grandes.

11. Pau completo

Você liga o micro e ele não funciona. O Windows começa a ser carregado, mas o processo é interrompido e nada mais acontece. Para enfrentar uma emergência assim, você vai precisar do disco de inicialização criado durante a instalação do sistema. A primeira coisa a fazer é desligar o micro, colocar o disco de inicialização e ligá-lo novamente. Se a máquina ainda assim não funcionar, é quase certo que há algum defeito no hardware. Se funcionar, a provável causa do problema é algum arquivo de sistema corrompido. No prompt do DOS, digite scandisk e tecle Enter. O ScanDisk vai identificar e corrigir eventuais falhas no disco rígido. Eles podem ser a origem da corrupção de arquivos. Quando o ScanDisk perguntar se você quer fazer um exame de superfície, responda sim. Terminada essa etapa, use o ScanReg para inspecionar e reparar o Registro.
Digite c:\windows\command\scanreg/fix no prompt do DOS e tecle Enter. No final, desligue o micro, remova o disco do drive e tente dar a partida novamente. Se não der certo, inicialize o micro com o disco outra vez e reinstale o Windows.

12. Travou, travou, travou...

Você já removeu todos os aplicativos inúteis ou suspeitos de provocar falhas no sistema, limpou o Registro, desfragmentou o disco e até tentou um upgrade no Windows. Mesmo assim seu micro continua travando ou apresenta falhas na interface com o usuário. É comum isso acontecer em PCs que já passaram por instalações e atualizações de softwares. Pode ser a hora de apelar para uma solução radical: formatar o disco e reinstalar tudo. É um processo trabalhoso porque a formatação destrói todo o conteúdo do disco. É preciso reinstalar os programas e recuperar os dados a partir de um backup. Mas o resultado costuma ser bom, a menos que haja problemas com o hardware. Um bom momento para formatar o disco é quando é feito um upgrade de versão no sistema operacional. Em primeiro lugar, certifique-se de que você tem um disco de partida. Se você não tiver, é preciso gerar um (veia a díca 11). Criado o disco de partida, é hora de fazer um backup de todos os documentos e outros arquivos que você deseja preservar. Você pode comprimir os arquivos com um compactador como o WinZip (www.winzip.com) e gravá-los num CD-RW, disco PenDriver ou outro meio de armazenamento. Quando terminar, certifique-se de que os arquivos armazenados no backup estão em ordem. Para iniciar a formatação, dê partida no micro com o disco de instalação do Windows como Drive de boot e siga os passos de instalação que sugere formata o disco.

13. A impressão sai toda truncada

Um colega de trabalho lhe envia um arquivo DOC que contém uma grande tabela. Você o imprime e o documento sai, em várias folhas, todas truncadas. Apressado, você fica sem saber o que fazer. Calma! Esse problema tem solução. Seu colega, o autor do documento, deve tê-lo ajustado para impressão numa folha grande - por exemplo, no tamanho A3, cujas dimensões são o dobro do A4, o padrão mais comum. Naturalmente, ele tem à disposição uma impressora que suporta o formato A3. Para imprimir em sua impressora, que só aceita papel comum, acione o comando Arquivo/Configurar Página. Observe, na tela que se abre, que o papel está indicado como Tamanho Personalizado. Mude essa opção para o formato com que você trabalha - em geral, A4 (21Ox297 mm). Confira, também, se o mais adequado é usar a folha em posição Retrato ou Paisagem. Feito isso, pode imprimir. As informações agora aparecem todas no papel.

14. Cadê os menus do Word?

De repente, no Word 2000, você se encontra numa verdadeira sinuca de bico: sumiram todas as barras de ferramentas e, de quebra, também desapareceu a barra de menus. E agora? simplesmente não é mais possível operar o programa. Antes de buscar uma solução, vale notar que, em tese, isso não deveria acontecer. Ocultar as barras de ferramentas é fácil. Mas sumir com todos os menus, sem que se saiba como, é algo que o próprio programa deve impedir. É provável que exista uma combinação de fatores que atinge uma brecha do programa e lá se vão os menus. Para sair dessa enrascada, é preciso lançar mão de algum conhecimento de programação em VBA. Acione Alt+F11 para abrir o ambiente do Visual Basic. Nele, verifique se, no rodapé, existe uma janela com o nome Imediata. Caso ela não esteja visível, acione Ctrl+G. Nessa janela, digite o seguinte comando, mais a tecla Enter: CommandBars("Menu Bar").Visible = True Feche a janela do Visual Basic e retorne à tela principal do Word. A barra de menus está lá. Acione Exibir/Barras de Ferramentas e indique as barras que devem ficar visíveis.

15. O normal.dot pirou

Durante o uso do Word, você recebe o aviso de que o modelo Normal está corrompido e diversas funções do programa deixam de funcionar ou passam a se comportar de forma estranha. O que fazer? Você conhece bem o arquivo Normal.dot. Ele armazena a maior parte das configurações do Word, o que inclui macros, menus e barras de ferramentas. O Normal.dot é o principal modelo do Word e define o formato-padrão de qualquer documento novo para o qual você não indique explicitamente um outro modelo. Portanto, no Word, você trabalha com esse arquivo em quase 1OO% das situações. De tão solicitado, o modelo Normal pode eventualmente se corromper. Como primeira medida, reinicie a máquina e abra o Word novamente. Se o problema for leve, é possível que as coisas se reacomodem. No entanto, se os problemas continuarem, há dois caminhos a seguir. Se seu Word é bem padrão, ou seja, você praticamente usa o programa tal como foi instalado, então a solução é simples: localize o arquivo Normal.dot e o renomeie, por exemplo, para Normal.OOO, Normal antigo.dot ou outro nome à sua escolha. A rigor, você poderia apagá-lo, mas, como regra de prudência, é sempre melhor mantê-lo à parte. Agora, para todos os efeitos, como não existe mais o modelo Normal, o Word criará um novo, sadio e pronto para ser usado. O segundo caminho é mais complicado. Pressupõe que seu Normal.dot danificado contém macros, formatações de menus e barras de ferramentas, enfim, qualquer item que você precisa conservar. Aqui, você pode começar exatamente com os mesmos passos da primeira solução. Só que será necessário determinar exatamente o que você quer recuperar, o que exige conhecimento mais avançado do Word. Se você tem essa experiência, parta de um Normal.dot zerado e reconstrua a situação que tinha anteriormente. Para isso, será necessário importar objetos, como macros e estilos, do modelo antigo para o novo. Por causa dessas situações de emergência, é aconselhável faze uma cópia de reserva do Normal.dot sempre que você execute novas personalizações.

16. O Excel não sabe mais calcular

Ao trabalhar com uma planilha do Excel, você nota um comportamento estranho. Embora você modifique o valor das células numa coluna, pôr exemplo, os totais se mantêm os mesmos. Será que o Excel perdeu, misteriosamente, sua capacidade de mastigar números? Não é nada disso. Dê o comando Ferramentas/Opções e, na caixa de diálogo que se abre, traga para o primeiro plano a orelha Cálculo. A opção ativa deve ser a de cálculo manual. Troque-a para Automático. Retorne à planilha e veja que o comportamento foi normalizado. Mas resta a pergunta: como isso acontece? O Excel não altera o modo de cálculo por si mesmo. Com certeza, algum colega seu, que trabalha com a mesma planilha, configurou o programa para executar cálculos somente após um comando do usuário (F9). Essa opção é útil, especialmente quando se está adicionando dados a uma planilha muito grande. O desligamento do recálculo automático evita que o Excel refaça uma extensa cascata de operações após a inclusão de cada número. Assim, o usuário pode inserir os dados e só depois usar o F9 ou reabilitar o modo automático.

17. Os índices do Eudora se corromperam

Ao tentar enviar ou receber e-mail, o Eudora 4.0,5.0 ou 6.0 pode apresentar problemas como erros fatais. Em geral, o erro acontece quando o Eudora acumula grande quantidade de pastas e-mail. Cada uma dessas pastas corresponde a um arquivo MBX e um TOC, ambos com o mesmo nome. O MBX é um arquivo texto que contém todas as mensagens da pasta. O TOC (de table of contents) é uma lista de índices que ajudam o programa a localizar cada mensagem. Os GPFs podem ocorrer quando um desses arquivos de índices se corrompe. Em alguns casos, o próprio Eudora, durante a operação, identifica o problema e oferece uma opção para corrigi-lo. Mas a situação fica complicada, mesmo, quando o problema acontece durante a abertura do programa, porque vem acompanhado de um GPF. A saída, neste caso, é apagar no diretório do Eudora todos os arquivos TOC. Ao ser reiniciado, o programa relê as mensagens e constrói novos arquivos TOC, resolvendo o problema. De todo modo, a configuração do programa não sai totalmente incólume dessa situação. Os índices são reconstruídos, mas você perde as marcas indicativas de que a mensagem foi retransmitida ou respondida.

18. O Winzip comeu os diretórios

Você baixa da internet, ou recebe de algum parceiro de trabalho, um arquivo ZIP que contém um programa, formado por um conjunto de arquivos organizados em diretórios e subdiretórios. Você usa o WinZip para descompactar o pacote, mas enfrenta um problema: os arquivos vêm todos avulsos, e não separados em pastas. Resultado: o programa não funciona. A solução você já imagina qual seja: extrair os arquivos para os diretórios adequados. Mas como fazer isso? Abra o pacote ZIP com o WinZip o maximize a janela do programa, a fim de deixar visível a coluna Path. Só aparecem itens nessa coluna se os arquivos originais estavam separados em diretórios. Para extraí-los na mesma disposição, selecione todos os arquivos e clique no botão Extract e garanta que a caixa Use Folder Names está marcada. Com isso, os arquivos são extraídos conservando os diretórios originais.

19. Arquivos baixados para pasta temporária

Toda vez que o usuário desmarca por engano a opção Sempre Perguntar Antes de Abrir Este Tipo de Arquivo, o lnternet Explorer, e outros browsers, passa a fazer, automaticamente, o download de arquivos desse formato numa pasta temporária e abri-lo tão logo é concluído o processo. Esse procedimento é condenável porque permite a abertura de arquivos de origem desconhecida sem que antes sejam tomadas as precauções necessárias, como o uso de um programa de antivírus. Para resolver o problema, clique sobre o ícone Meu Computador na área de trabalho do Windows e selecione a opção Explorar. Abra o menu Exibir, escolha Opções de Pasta e, na janela correspondente, abra a ficha Tipos de Arquivo. Selecione o tipo de arquivo para o qual desativou a opção, WinZjp File por exemplo. Clique, em seguida, no botão Editar e marque a opção Confirmar Abertura Após Download.

20. Há um ActiveX corrompido

Durante a navegação, pode acontecer de o internauta deparar com a mensagem de que há uma falha de página inválida no Kernel32.DLL. A causa pode ser um controle ActiveX corrompido. Para sanar o problema, no lntemet Explorer abra o menu Ferramentas/Opções de lntemet. Clique no botão Configurações e, em seguida, Exibir Objetos. Para facilitar a conferência dos arquivos, selecione a opção Detalhes no menu Exibir. Se encontrar na lista algum item ActiveX danificado, remova-o, clicando sobre ele com o botão direito do mouse e selecionando a opção correspondente. Recarregue o navegador. Caso não ocorram mais travamentos, copie, um a um, os arquivos da pasta renomeada para a nova pasta Plugins que o browser criou ao ser recarregado. Depois disso, reinicie o browser mais uma vez.

21. Os atalhos não funcionam

Os atalhos para os endereços web simplificam muito a vida do internauta. Ao receber uma mensagem e ver um endereço realçado, basta clicar nele para ser conduzido à página, sem ter de memorizar a URL ou copiá-la e colá-la no campo correspondente do browser. Quer dizer, deveria ser sempre assim. Às vezes no entanto, por mais que se clique no atalho ele insiste em não acionar o navegador. Esse problema pode ter duas causas:

1 - O Internet Explorer não está configurado como browser padrão, e o programa que estava definido com tal não está mais instalado.
2 - Um nome de arquivo curto é usado para o programa associado aos atalhos de internet. Para o primeiro caso, abra Iniciar/Configurações/Painel de Controle. Dê um duplo clique no ícone Opções da Internet, abra a guia Programas e marque a opção O Internet Explorer deverá verificar se é o Navegador Padrão. Clique, em seguida, nos botões Aplicar e Ok.

22. Cadê a opção salvar destino?

Você esta numa página da Web, interessa-se por um link e clica com o botão direito do mouse nele para usar a opção Salvar Destino Como ou lmprimir Destino, como já fez inúmeras vezes na vida. Qual não é sua surpresa ao constatar que nenhum dos dois comandos está disponível no menu. Por que isso aconteceu? Porque provavelmente você mesmo ou outra pessoa com acesso ao seu computador ativou o Supervisor de Conteúdo. Para retornar ao estágio anterior, abra o menu Ferramentas do Internet Explorer, selecione Opções da Internet e a guia Conteúdo. Clique no botão Desativar, na área Supervisor de Conteúdo. Detalhe: o Internet Explorer exigirá a digitação da senha do supervisor, ou seja, da pessoa que ativou a opção. Se não foi você, procure descobrir o responsável. Caso contrário, nada feito.

23. Ilustres desconhecidos

Sua agenda de endereços do Outlook Express está repleta de pessoas desconhecidas, e você tem certeza de que nunca as cadastrou? Abra a caixa de diálogo Opções do menu Ferramentas. Na guia Enviar, desmarque a opção Incluir Automaticamente no Catálogo de Endereços as Pessoas a Quem Respondo. Para finalizar, pressione na seqüência os botões Aplicar e Ok. A ação não vai eliminar as inclusões indesejadas feitas até então, mas vai evitar que novos contatos passem a figurar no catálogo de endereços sem a sua vontade.

24. Não Consegue Ler o Disco C:

A maldição da tela azul se abate sobre o seu PC, e o Windows diz que não consegue ler ou escrever no drive C. Uma das causas pode ser um trecho danificado (bad cluster) no disco rígido, que você só fica sabendo que existe quando perde o arquivo alocado naquela área. O dano geralmente acontece quando o micro é mudado de lugar com o disco funcionando ou quando o próprio disco sofre um impacto, pancadas enraivecidas de punho sobre a mesa, por exemplo. Nestes casos, ou a cabeça de leitura e gravação riscou a área ou bateu na superfície do disco, liberando partículas que vão riscá-lo. Em outras palavras, seu arquivo está perdido, Quanto ao disco, verifique as proporções da área danificada. Clique em Iniciar, Programas, Acessórios e, em Ferramentas do Sistema, escolha ScanDisk. Selecione o disco rígido, habilite o teste Completo e clique no botão Iniciar para rodar o programa. Caso os danos estejam em torno de alguns Kbytes, dá para conviver com eles. Se passarem de 1 MB, melhor comprar outro disco enquanto é tempo.

25. O CD de áudio está mudo!

Seus CDs de música deixaram de tocar depois da troca da placa de vídeo ou da instalação de um gravador de CDs. Relaxe. Na substituição da placa de vídeo, você pode ter acidentalmente desencaixado o cabo do CD-ROM que se conecta à placa de som ou se esqueceu colocá-lo no lugar após a troca. Procure um cabo fininho provavelmente pendurado na parte de trás do drive de CD e sem conexão com coisa alguma e ligue à placa de som. No caso da instalação do gravador, você deve tê-lo ligado à placa de som e deixou o tocador de CD mudo. Se a placa de som tem dois conectores, compre um cabo extra e ligue o tocador. Se tiver apenas um, a saída é ligar o drive de CD à entrada de modem da placa de som.



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