Organizando seu PC
Praticamente todas as pessoas que usam computador, seja em casa, no trabalho ou nos dois lugares, desperdiçam cerca de, segundo pesquisa, 1/3 do tempo procurando o que precisam naquele momento. Seja um documento para atualizar e imprimir, uma imagem para inserir nesse documento ou para enviar para alguém por e-mail, ou qualquer outra atividade.Isso acontece, não porque essas pessoas são desorganizadas, mas porque nunca pararam para analisar algumas técnicas de como, além de proteger seu equipamento dos vírus, organizar seus dados de forma didática. A pessoa é altamente perfeccionista no que se refere à sua vida pessoal. Tem em casa até um claviculário para que todas as chaves estejam juntas em um único lugar da casa. A forma organizada de guardar as roupas no armário, os sapatos na ordem de prioridade, etc. Mas, quando o assunto é computador, é uma verdadeira bagunça.
Faz as selfs durante a viagem de férias e quando volta para casa, salva todas em algum lugar qualquer do computador e com aqueles nomes DSC5425695.jpg de forma que, não precisará de anos, nem meses, mas de dias depois de salvou as fotos, para uma pessoa da família pedir para ver uma determinada foto das férias, para ele sentir o sabor ácido da desorganização.
Nesse artigo e no vídeo, eu vou lhe mostrar algumas coisas que você NUNCA deve fazer e a forma correta de organizar os seus dados no seu computador, para não ter que passar NUNCA por isso, nem perder os seus dados. Se possível, veja o vídeo em Tela Cheia!
Tópicos abordados no vídeo sobre Como Organizar seu Computador:
1) Como o Explorer mostram os arquivos em uma pasta:
O padrão do modo de exibição dos arquivos pelo Explorer do Windows, vem com uma armadilha, que eu considero, ser a pior arapuca pra você instalar inocentemente vírus no seu computador.Trata-se de uma opção de Modo de Exibição (Ferramentas >> Opções de Pastas...). Veja que nessa aba, tem uma opção que vem "marcada", que é "Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos".
Pois, bem! Quando essa opção está "marcada", um arquivo que tem o nome "arquivo.exe" vai aparecer na listagem dos arquivos da pasta apenas como "arquivo". Não se sabe se a extensão é .JPG, .GIF, .MP3, nem mesmo .EXE que é a extensão de um programa ou arquivo executável e, por conseguinte, um Vírus. Então você, sem saber do que se trata, dá um duplo-clique nele e já foi!
Meu conselho: Abra o Explorer, faça o caminho "Ferramentas >> Opções de Pastas...", clique na aba "Modo de Exibição" e "desmarque" a opção "Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos". Depois, clique no botão "Aplicar ás Pastas".
2) Jamais Salve Arquivo somente na Área de Trabalho:
Nunca salve um arquivo somente na Área de Trabalho ou Desktop. Veja que o que você vê no desktop do seu computador, os ícones dos atalhos dos programas, aplicativos, a cor ou a imagem de fundo e, inclusive, seus arquivos, estão guardados em uma Pasta do Windows que, apesar de ser possível identificar no disco rígido, trata-se de uma pasta do Sistema Operacional e, portanto, caso ocorra algum problema no seu sistema e essa área seja perdida e seja necessário reorganizá-la, seus arquivinhos já foram pro brejo.Então, quando você criar algum arquivo, uma imagem, vídeo, etc. sempre salve em uma pasta do disco C: e depois crie um atalho na Área de Trabalho. A não ser, que seja um arquivo altamente temporário que você vai jogar nessa área para usar daqui a pouco e depois Excluir, então pode proceder dessa forma sem nenhum risco de prejuízo.
3) Nomes das Pastas e Arquivos:
A organização dos dados em um computador começa pelo ato de dar nomes aos bois. Seja prático, pesando na sua memória. Use nomes fáceis e objetivos. Se você vai criar uma pasta para guardar as suas fotografias, crie uma pasta com o nome de Fotos ou Imagens.Se vai criar uma pasta para guardar todos os seus documentos, seja os pessoais que você escaneou para, quando necessário, enviar para alguma empresa que solicitou, ou outros documentos que você tem em formato PDF, etc, crie uma pasta Documentos e dentro dessa pasta, crie subpastas para organizar melhor esses documentos. Eu, como tenho documentos Pessoais e da minha Empresa, tenho dentro da pasta Documentos as pastas Pessoais e Empresa, além de outras para guardar outros arquivos como, por exemplo, Imagens que guardam arquivos de imagens que pertencem ou incorporam à alguns documentos.
Com relação aos nomes dos arquivos, seja também prático imaginando que daqui a um ano você vai precisar do arquivo! Como é mesmo o nome que eu deu pro Contrato de Aluguel? Ora! Se você salvou como Contrato-de-aluguel.doc, não existe nem a possibilidade de se perguntar que nome deu ao arquivo, não é mesmo?
Outra coisa importante quanto ao nome do arquivo: nunca use espaços entre as palavras, pois é um carácter ASCII "%20". Muito mais complicado que um hifem ( - ) ou um underline ( _ ), não é? Pra você a coisa é indiferente, pois você vai ver Contrato de aluguel.doc, mas para o sistema, é muito mais rápido achar os caracteres hífen e underline e, portanto, quando você clicar em uma pasta com centenas de arquivos, aquele barra verde que aparece na barra do Explorer vai andar bem mais rapidinho. Mais tempo de espera, que você ganha no seu dia.
Importante!
Sempre crie as suas pastas na "Raiz" do disco: C:\
Esqueça e NUNCA use aqueles endereços que o Windows lhe sugere, quando você vai fazer o download de um arquivo da internet, ou salvar um documento do Word, tipo "C:\Users\Ernesto\Documents\Arquivos do Outlook", pois é a maior "roubada". Trabalhe sempre com a hierarquia "C:\Documentos\Pessoais".
Todos os sistemas (softwares) da minha empresa são desenvolvidos sem instaladores, aquele tal de Setup.exe. Para usar, basta colocar todos os arquivos e programas na pasta do sistema, que foi indicada no Manual de Instalação. Porém, apesar dessa facilidade toda, 80% dos clientes que adquirem meus sistemas, pecam no mesmo erro: salvar os arquivos na pasta indicada pelo manual de instalação, mas não se dão contas que, como eles aceitaram a sugestão do Windows na hora de fazer o download do sistema, acabam criando a pasta dentro dos "Meus Documentos" e não na raiz (C:\), que é onde o sistema procura os arquivos, inclusive o banco de dados. Então fica a advertência:
Sempre crie as suas pastas na "Raiz" do disco: C:\
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